Você, consumidor, deve ser mais respeitado. Chega de propagandas enganosas, produtos defeituosos, má prestação de serviços, recusa de garantias, tempo de espera excessivo e atendimentos ruins.
As empresas precisam trabalhar para os consumidores; do contrário, as empresas quebram. E nossa missão é proteger os seus direitos e lutar por eles.
O QUE É O DIREITO DO CONSUMIDOR?
O Direito do Consumidor, previsto na lei nº 8.078/90, é uma área do direito que busca proteger os direitos dos consumidores, garantindo que estes não sejam lesados pelas empresas ou prestadores de serviço.
É de extrema importante que o consumidor saiba quais são os seus direitos e como proceder caso algum deles seja violado. Iremos, neste pequeno artigo, mostrar alguns dos direitos que são garantidos por lei.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS?
O Código de Defesa do Consumidor estabelece diversos direitos para os consumidores. Entre eles, podemos citar:
- Direito à informação: você tem o direito de receber informações claras e precisas sobre os produtos e serviços que está adquirindo, incluindo preço, características, prazo de entrega, forma de pagamento, entre outros.
- Direito à segurança: você tem o direito a adquirir produtos e serviços que sejam seguros e que não apresentem riscos à sua saúde ou segurança.
- Direito à privacidade: você tem direito à privacidade e à proteção de seus dados pessoais.
- Direito à reparação: você tem direito a reparação pelos danos causados por produtos ou serviços defeituosos.
- Direito de arrependimento: você tem o direito de desistir da compra em até 7 dias após a entrega do produto ou assinatura do contrato de prestação de serviço, sem qualquer ônus (para casos em que a contratação do serviço ou a sua compra foram efetuadas fora do estabelecimento comercial, como por telefone ou internet).
O QUE PODE FAZER CASO ALGUM DELES SEJA VIOLADO?
Caso algum dos seus direitos como consumidor seja violado, é importante saber como você deve proceder.
O primeiro passo é entrar em contato com a empresa ou prestador de serviço e tentar resolver o problema amigavelmente.
Se isso não funcionar, você pode buscar a ajuda de órgãos de defesa do consumidor, como o Procon de sua cidade ou outros órgãos de defesa ao consumidor e, caso não tenha o seu problema resolvido, procurar um advogado especialista. Neste sentido, nosso escritório é especialista na defesa dos seus direitos como consumidor, com a missão de solucionar o problema.
POR QUE CONTRATAR UM ADVOGADO?
Contratar um advogado especializado em direito do consumidor é essencial para garantir que os seus direitos sejam respeitados e que você receba a reparação pelos danos sofridos.
Além disso, um advogado especialista poderá orientá-lo sobre como proceder em cada caso e buscar a melhor solução para o seu problema.
QUAIS PODERÃO SER OS SEUS PREJUÍZOS EM CASO DE OMISSÃO?
Se não buscar a defesa de seus direitos, você poderá sofrer prejuízos financeiros e até mesmo danos à sua saúde ou à sua segurança.
Mais importante do que isto, é que em decorrência da sua omissão em buscar auxílio para a resolução do seu problema, as empresas e prestadores de serviço continuarão com a prática de condutas ilegais.
O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR VOCÊ COM O SEU PROBLEMA?
Nosso escritório, que é especialista em direito do consumidor, poderá te ajudar a fazer valer os seus direitos.
Conosco você terá a orientação sobre como proceder em cada caso, te representar em processos administrativos ou judiciais e ainda, buscar a reparação pelos danos sofridos pelas vias judiciais.
Não deixe de buscar ajuda para fazer valer os seus direitos! Clique no link abaixo e converse com o advogado especialista.